top of page

Artigos populares

Sete Semanas?!


O terceiro período tem sete semanas. À partida, isto parece ser uma excelente notícia pois as férias grandes são o melhor que há. Contudo, há alunos que ainda têm muito que trabalhar para poderem evitar a retenção ou para subirem as médias. E sete semanas passam a correr.

Não há, por isso, tempo a perder.

Nestas alturas, o estudo deve ser uma prioridade. Colocar o estudo à frente de qualquer atividade social ou extracurricular é muito importante.

É necessário estudar todos os dias, evitando adiar as tarefas e mantendo os objetivos definidos em mente. Fazer um planeamento das atividades a realizar é uma boa forma de organizar o estudo. Deste modo, dificilmente os alunos serão surpreendidos por trabalhos ou testes para os quais não estão preparados.

Como nesta altura já conhecem bem os professores que têm, o ideal será rever a matéria partindo do tipo de questões que o professor costuma colocar. Podem, por isso, escrever perguntas sobre a matéria e tentar responder, sempre com a ajuda dos manuais e do material dado pelo professor em sala.

É mais produtivo começar pelas matérias mais difíceis e pelas disciplinas em que se sente mais dificuldade pois é nelas que se tem de colocar todo esforço e energia. Para o fim deve ficar aquilo que é mais fácil.

Por fim, é essencial tomar nota de todas as dúvidas, assinalar o que não se consegue compreender e procurar ajuda. Os professores, os colegas ou os vossos familiares estarão disponíveis para vos esclarecer.

É importante não cruzar os braços pois com esforço e perseverança tudo se consegue.

SABER_XXI_CORES_LIVRO_FECHADO-01.png
bottom of page